Search
Close this search box.
TRAGÉDIA EM ANGRA: Chuvas matam 2 e deixam mais de 300 desabrigados em Angra dos Reis

TRAGÉDIA EM ANGRA: Chuvas matam 2 e deixam mais de 300 desabrigados em Angra dos Reis

Por Rlagos Noticias

9 de dezembro de 2023

Compartilhar no WhatsApp
Rio Bracuí transborda e deixa mais de 300 desabrigados em Angra dos Reis.

ANGRA DOS REIS – A Prefeitura de Angra dos Reis informou, na manhã deste sábado (9), que um casal de idosos morreu durante as inundações que atingiram o bairro do Bracuí. No momento, 312 pessoas estão desabrigadas, acolhidas em escolas municipais. Em alguns pontos, a água atingiu a marca de três metros de altura, cobrindo casas e deixando um cenário de destruição no município da Costa Verde do Rio.

🔔 O Rlagos Rio agora está no Canal do WhatsApp: Clique aqui para seguir o novo canal do Rlagos Notícias no WhatsApp

Segundo informação preliminares, o casal de idosos estava em um asilo privado, no Bracuí, quando a água subiu rapidamente e os dois não conseguiram subir para o segundo andar do imóvel. A perícia está no local e a provável causa da morte foi afogamento. Outros 25 idosos que estavam no asilo foram levados para um abrigo.

As fortes chuvas começaram por volta de 19h de sexta-feira, somando um índice pluviométrico de 250 mm em menos de 24 horas e provocando a cheia de rios que cortam a cidade. No momento, 297 moradores estão abrigados na Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no bairro do Frade, enquanto outros 15 foram acolhidos na Escola Municipal Regina Célia, no Morro do Carmo. Eles contam com suporte das secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Saúde e Educação.

A Defesa Civil Municipal começou a receber chamados da população logo após o início da chuva. Foi necessária a utilização de barcos e cordas para o resgate de idosos, acamados, crianças, obesos e animais de estimação. A ação terminou por volta das 5h de sábado e, até o momento, não há informação sobre vítimas fatais.

Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos mostrando as casas completamente inundadas. É possível ver que a água cobriu carros e motos, além de móveis. Desesperadas, as vítimas afirmam que perderam todos os bens.

Na manhã deste sábado, a Prefeitura de Angra dos Reis passou a receber doações para as famílias atingidas. Água, itens de higiene pessoal, material de limpeza, roupas, lençóis e alimentos não perecíveis podem ser entregues na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário (Arquivo da Prefeitura).

Outros 25 idosos do asilo foram levados em segurança para um abrigo.

Uma vizinha contou que saiu de casa quando a água inundou o imóvel e que, no caminho, ajudou alguns idosos.

“Fiquei colada no muro ajudando, havia muitos idosos sem roupa e a gente embaixo da chuva, porque já tínhamos água no peito por várias horas. A gente tentou pular o muro com eles, aí chegaram vizinhos e bombeiros com um bote e conseguiram tirar (os idosos)”, relatou a moradora Ana Peralta.

A moradora conseguiu abrigo em uma casa vizinha quando a água baixou.

Mais de 300 desabrigados

Até agora, 312 pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas para duas escolas municipais.

As fortes chuvas começaram na noite de sexta-feira (8).

O município registrou 250 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Segundo a Defesa Civil, este era o volume esperado para todo o mês de dezembro.

O alto volume de chuvas e a maré cheia provocaram a inundação do rio Bracuí, que passa pelo bairro. A água atingiu a marca de três metros de altura em alguns pontos.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um morador mostra como ficou sua casa depois da tempestade. “Deu água até ali, um metro de altura. Acabou com tudo, lama pura”, diz ele. Em outro vídeo, ele diz “só deu tempo de me salvar. Batalhei para construir essa casinha, mas infelizmente, foi perda total”.

Em um condomínio, duas crateras se abriram no chão, conforme mostraram alguns moradores, em postagens. Com as inundações, o asfalto cedeu a poucos metros das casas e formou dois grandes buracos, agora cheios de escombros.

Cratera se abriu no chão de um condomínio em Bracuí, Angra dos Reis — Foto: Reprodução
Cratera se abriu no chão de um condomínio em Bracuí, Angra dos Reis — Foto: Reprodução

As chuvas começaram por volta das 19h e, em pouco tempo, a Defesa Civil do município recebeu chamados dos moradores. Foi necessária a utilização de barcos e cordas para o resgate de idosos, acamados, crianças, obesos e animais de estimação. A ação terminou por volta das 5h deste sábado. O órgão municipal informou que o primeiro alerta foi enviado à população às 14h56, informando da possibilidade de chuva moderada/forte nas próximas horas.

População desabrigada está sendo levada para a Escola municipal José Luiz Ribeiro Reseck, em Angra dos Reis — Foto: Reprodução
População desabrigada está sendo levada para a Escola municipal José Luiz Ribeiro Reseck, em Angra dos Reis — Foto: Reprodução

As famílias atingidas agora precisam de doações de água, itens de higiene pessoal, material de limpeza, roupas e lençóis e alimentos não perecíveis. Os donativos podem ser entregues na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário.

Deslizamento na Rio-Santos

O temporal também causou a queda de uma barreira na Rio-Santos nesta sexta-feira. O deslizamento aconteceu na região do km 447, próximo ao Club Med, em Mangaratiba, por volta de 21h30. O trecho chegou a ser interditado, devido ao grande volume de material que caiu sobre a pista, mas foi liberado no sistema pare e siga por volta de 1h.

Rodovia Rio-Santos foi atingida por queda de barreira em Mangaratiba, após fortes chuvas desta sexta-feira — Foto: Reprodução
Rodovia Rio-Santos foi atingida por queda de barreira em Mangaratiba, após fortes chuvas desta sexta-feira — Foto: Reprodução

A concessionária responsável pela rodovia, a CCR Rio-SP, sinalizou a rodovia e equipes de conservação e obras atuaram na região para retirar o material. Às 4h36, após atuação da concessionária, a pista estava totalmente liberada. Não houve registro de vítima.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook Instagram , Twitter
 e Threads

Compartilhar no WhatsApp

Por Rlagos Noticias

9 de dezembro de 2023

Search
Close this search box.

Faça parte do maior grupo exclusivo de noticias da região!

Nosso grupo te da acesso exclusivo as noticias mais quentes e recentes do momento sobre tudo que buscar!